logo clinica medica ibiuna

Atendimento:

15 3241-3790 - 3241-1991

Médicos pelo Brasil

  • Distribuir médicos  em  todos os municípios do Brasil

O Brasil em 2020 somou mais de 502.475 médicos em atividade, chegando a 2,4 médicos a cada 1.000 habitantes, segundo o estudo demográfico de distribuição de médicos no território brasileiro em 2020 realizado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Universidade de São Paulo com projeções  de chegar em 3,0/1000 hab até o ano de 2030.

Os dados apontam que a proporção de médicos no Brasil é superior à do Japão e é praticamente igual a dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

No atual crescimento, em 5 anos esse média será superior aos países citados acima. 

Abaixo segue uma tabela da proporção de médicos a cada mil habitantes.

 

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) demonstrou que em estados das regiões sudeste e Sul a proporção de médicos é muito maior do que a razão de 3,5 médicos por mil habitantes. Temos capitais brasileiras que esse índice chega a 13,71 (Vitória), 10,68 (Florianópolis) e 9,9 (Porto Alegre) e em contrapartida esse número se torna muito inferior como em Macapá (1,77).

Hoje o Brasil concentra 54,2% dos médicos nas grandes capitais. Em contrapartida, capitais como Rio Branco (AC) e Macapá (AP) apresentam percentuais muito menores que a média nacional geral.

Nos últimos 100 anos, o aumento do número de médicos foi proporcional a cinco vezes o crescimento da população brasileira. Em 1920 o número de médicos era de 14.031 médicos. 

Se existem tantos médicos por habitantes, por que inúmeras cidades do Brasil sofrem com a falta desses profissionais?

Essa falta de médicos pelo interior do Brasil ocorre devido a uma falta de política publica séria e competente. 

Hoje a saúde pública no Brasil é municipalizada e o contratante é na sua maioria uma Organização Social que presta serviço para um determinado município. O médico ao se propor a ir trabalhar naquela região será funcionário de uma OS desconhecida que muitas vezes não cumpre com as obrigações trabalhistas e com o básico do salário pago, além de uma falta de perspectiva de melhora da sua carreira, ou seja, o médico tem medo de se arriscar a sair de seu conforto para se aventurar em local não conhecido e sem uma política publica que o proteja de ter os seu recebimento e uma perspectiva de crescimento profissional.

Qual seria a proposta dos médicos pelo brasil?

A proposta seria um concurso público nacional, como já ocorre no judiciário (delegados, promotores, procuradores e Juízes). Esse concurso seria federal e o médico seria distribuído conforme a sua classificação que poderia ser formulada através da sua nota do concurso e tempo de atuação na área médica. 

E como levar esses profissionais aos mais diversos municípios do país?

Através de segurança trabalhistas federal e lhe dando a chance de ir retornando a sua região de origem, se assim ele quiser, através de novas vagas abertas para redistribuição do profissional já concursado, antes do preenchimento das vagas com novos concursados.

Essa politica publica ira proporcionar que a população do município de Cacimbas (PB), Roteiro (AL), Olho D`Agua Grande (AL) Matacara (PB), Bejo de Areia (MA), Poção(PE), Alto Alegre (RR) tenham as mesmas condições de atendimento médico como as regiões mais ricas do pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *